sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A construção da estatua de São Francisco



A estátua foi construída numa parceira entre o Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Canindé e Governo Federal (Foto André Lima).



Espero que esta imagem de São Francisco represente o desafio de erguer ainda mais alto a dignidade humana. E que seja o compromisso vivo para que os romeiros, devotos de São Francisco, sigam o exemplo do homem que o santo foi, em devoção, dignidade e pobreza”. Estas foram as palavras do arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, ao dar a bênção à maior imagem sacra do mundo. A solenidade foi realizada, ontem, em palanque montado no bairro Alto do Moinho, onde está erguida a imagem de São Francisco. Na ocasião, a Empresa dos Correios e Telégrafos (ECT) lançou o Cartão Postal e o carimbo comemorativo da inauguração da imagem.



No dia do padroeiro, 4 de Outubro, a programação de festa começou com uma missa celebrada por dom José Antônio Tosi, na Basílica de Canindé, às 6 horas. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Diário. Os festejos franciscanos se encerram, hoje, com o arreamento das bandeiras hasteadas no dia 24 de setembro, primeiro dia de comemorações. Acontece, em seguida, a tradicional procissão da bandeira de São Francisco pelas principais ruas da cidade e a entrega das oferendas feitas pelos comerciantes de Canindé. Já amanhã, os romeiros, com apoio da população, participam da limpeza da Basílica de São Francisco. A Paróquia do Município calcula que cerca de 1,5 milhão de romeiros passou pela cidade desde o início dos festejos.



Centenas de fiéis participaram da bênção da estátua de São Francisco ontem, proferida por dom José Antônio Tosi. Conforme o bispo, a imagem, construída com recursos dos governos municipal, estadual e federal, é um retrato vivo da fé dos romeiros. “É mais um símbolo de referência e experiência a ser seguida pelo povo na devoção a São Francisco”, disse o bispo.



Para frei Carlos Antônio Silva Santos, a estátua foi erguida para ser mais um espaço religioso aberto à espiritualidade. “É um novo espaço que o romeiro de São Francisco ganha na cidade de Canindé”, observa frei Carlos Antônio.(...)



Foram investidos R$ 2,2 milhões, recursos oriundos dos governos federal, estadual e municipal. No entorno da estátua estão colocados 15 holofotes com dois mil quilowatts, além de uma fonte luminosa.



A estátua de São Francisco é o maior monumento sacro do mundo, com 30,25 metros, superando a do Cristo Redentor, com 30 metros, e a do Padre Cícero, com 25 metros.



Link: http://www.flogao.com.br/arievaldocordel/27168454

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Historia de Canindé



População: 71.235 habitantes (est. 2000).
Distância de Fortaleza: 108 km. Canindé está localizada na área do sertão central do Ceará.
Canindés era o nome do povo de uma tribo que habitou a região. Os etimologistas propõem três versões para o nome: "teu seio", "tua cama" e "teu mato".

Canindé é destino da segunda maior peregrinação no mundo devotada a São(superada apenas pela peregrinação em direção a Assis, na Itália, terra natal do Santo). Na semana de 26 de setembro a 4 de outubro (dia de São Francisco), cerca de 2,5 milhões de pessoas visitam a cidade; embora haja peregrinos de todas as classes sociais, a imensa maioria é de pessoas humildes. Leia mais sobre a homenagem a São Francisco
A devoção dos fiéis é tão forte que o Vaticano elevou a Igreja de São Francisco de Canindé ao status de Basílica, reservado apenas aos principais destinos de peregrinos cristãos em todo o mundo; Canindé é considerada o maior santuário franciscano no continente americano.

A maioria dos fiéis demonstra sua fé e seus agradecimentos por meio de uma expressão típica da cultura religiosa nordestina, os ex-votos, objetos feitos geralmente em madeira, que representam o resultado positivo da promessa ou pedido atendido pelo santo.

Muitas celebrações a São Francisco acontecem no anfiteatro da Praça do Romeiro. A Praça conta ainda com museu, zoológico e parque ecológico. O visitante vai encontrar ainda artesanato baseado em artigos religiosos como terços, fitinhas, velas, medalhas e imagens.

A romaria ao Santuário de São Francisco em Canindé se destaca pelo caminho que o fiel deve percorrer. Mas em vez dos cenários do Velho Mundo, o peregrino terá diante de si a magnífica paisagem sertaneja. Ao longo do percurso, iniciado em Fortaleza, o viajante irá conhecer a fauna e a flora do semi-árido, tomar banho em açudes e riachos, e desfrutar da hospitalidade das fazendas da região.

História de Canindé

No ano de 1775, o sargento-mor português, Francisco Xavier de Medeiros, historicamente reconhecido como fundador do povoado, estabeleceu-se às margens do Rio Canindé, onde iniciou a construção da capela dedicada a São Francisco das Chagas, contando com o auxílio de habitantes locais.

O terreno onde a capela já estava sendo erguida era situado em terras não demarcadas, porém, teve posse reivindicada por três irmãos fazendeiros, tendo de ser interditada por ordem judicial. Além disso, a seca dos três sete, referente ao ano de 1777, também foi razão para a interrupção das obras até 1793.

Somente em 1796, a capela foi inaugurada, tendo como primeiro responsável o padre João José Vieira. Além disso, o Capitão Jerônimo Machado doou a imagem grande de São Francisco, que foi trazida de Portugal. Por essa época, já era venerada em Canindé a imagem primitiva, chamada "São Francisquinho", que ainda hoje é conduzida solenemente na tradicional procissão do dia 4 de outubro.

No início do século XIX, grandes romarias e festejos em homenagem a São Francisco já eram tradicionais, impulsionando o povoado ao desenvolvimento. A tradição narra a ocorrência de episódios no mínimo curiosos, mas vistos como forma de encanto até os dias presentes. Devido à importância do culto à religião, no dia 30 de outubro de 1817, El Rei D. João VI elevou a antiga capela à categoria de igreja matriz, a qual o primeiro vigário, Padre Francisco de Paula Barros, tomou posse no ano seguinte. 


Fonte: http://www.viagemdeferias.com/fortaleza/cidade/caninde/

Alunos do 1º ano.






Eles foram a uma aula de ciências na praça da Melada com a professora: Rafaela Sinésio, no dia 8 de setembro.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

7 de Setembro em Canindé

Essas pessoas que estão batendo e da escola Paulo Sarasate.


Essas pessoas que estão segurando essa faixa e da escola CENC.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A construçao da Escola José Ivan Magalhães

Foi contruida no dia 8 de outubro de 1986 mas so veio a ser inaugurada no dia 21 de fevereiro de 1987, a escola , recebeu o nome do atual prefeito na época Sr. José Ivan Magalhães Monteiro , como homenagem e gratidao a quem tanto  e dedicou para realizar o grando sonho da comunidade.Por estar localizado no Conjunto Habitacional . possibilita o acesso para os que moram nas Campinas, na Bela Vista, no Largorebe, Juá, Ocara e Monte Orebe.

História da Escola José Ivan Magalhães

A escola surgiu porque a comunidade percebendo a necessidade de uma escola  solicitou a COHAB-CE um terreno para a construção da mesma. As autoridades percebendo que era nessesario por abranger clientelas dos bairros vizinhos,construiram uma Unidade Escolar.