quinta-feira, 10 de novembro de 2011

quinta-feira, 3 de novembro de 2011



   Constantino             


O rador dito «cristão» mandou matar o seu filho Crispus. Sufocou a sua mulher Faustaprimeiro impe num banho sobreaquecido. Mandou estrangular o marido da sua irmã, e chicotear até à morte o filho de sua irmã.
Nascido em Naissus, na Alta Dácia (actual Roménia), filho de Constâncio I Cloro e da filha de um dono de uma albergaria, Helena de Constantinopla, Constantino teve uma boa educação e serviu no tribunal de Diocleciano depois do seu pai ter sido nomeado um dos dois Césares, na altura um imperador júnior, na Tetrarquia em 293.
Depois da morte de seu pai em 306, nos dezoito anos seguintes combateu uma série de batalhas e guerras que o fizeram o governador supremo do Império Romano. Constantino foi o primeiro imperador romano a confirmar o cristinismo, na sequência da sua vitória da Batalha da Ponte Mílvio. A sua adopção do cristianismo pode também ser resultado de influência familiar.

Constantino legalizou e apoiou a cristandade por volta do tempo em que se tornou imperador, com o Édito de Milão, mas também não tornou o paganismo ilegal ou fez do cristianismo a religião de Estado. cristianismo
Constantino só foi baptizado e cristianizado no final da vida.
Mas apesar de seu baptismo, há duvidas se realmente ele se tornou Cristão. Ele nunca abandonou sua adoração com relação ao deus Sol (Deus Sol Invicto), tanto que em suas moedas Constantino manteve como simbolo principal o sol.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Um pouco da Historia da Roma Antiga península Itálica


 Denomina-se Roma Antiga a civilização que surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na península itálica no seculo X ,V Localizada ao longo do mar mediterrano e centrada na cidade de Roma, tornou-se um dos maiores impérios do mundo.

Em seus séculos de existência, a civilização romana passou de uma monarquia para uma república oligarquia, até se transformar em um meritocrático. O império romano chegou a dominar o sudoeste da Europa ocidental sudeste da Europa /balcão e toda a bacia do mediterrano.
 Cada vez mais através da Devido à instabilidade política e econômica interna e às  a parte ocidental do império, incluindo a Itália,  e África, dividiu-se em reinos independentes no século V. Esta desintegração é o marco que historiadores usam para dividir a Antiguidade Média. 

O Império Romano do Oriente, governado a partir de Constantinopla, surgiu depois que Diocleciano dividiu o império em 286 e sobreviveu a essa crise. Compreendia a  Egito. Apesar da posterior perda da Síria e do Egito para o Império Árabe-Islâmico, o Império Romano do Oriente continuou existindo por mais outro milênio, até que seus restos foram finalmente anexados pelo emergente Império Otomano. Este estágio oriental, cristão e medieval do império é geralmente chamado de [[Império Bizantino pelos historiadores.
A civilização romana é muitas vezes agrupada na "antiguidade clássica"

Grécia Antiga, uma civilização que, junto com a civilização etrusca e as muitas outras civilizações que os romanos conquistaram e assimilaram, inspirou grande parte da cultura da Roma Antiga. A Roma antiga contribuiu grandemente para o desenvolvimento  linguagem na  sua história continua a ter uma grande influência sobre o mundo de hoje.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A construção da estatua de São Francisco



A estátua foi construída numa parceira entre o Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Canindé e Governo Federal (Foto André Lima).



Espero que esta imagem de São Francisco represente o desafio de erguer ainda mais alto a dignidade humana. E que seja o compromisso vivo para que os romeiros, devotos de São Francisco, sigam o exemplo do homem que o santo foi, em devoção, dignidade e pobreza”. Estas foram as palavras do arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, ao dar a bênção à maior imagem sacra do mundo. A solenidade foi realizada, ontem, em palanque montado no bairro Alto do Moinho, onde está erguida a imagem de São Francisco. Na ocasião, a Empresa dos Correios e Telégrafos (ECT) lançou o Cartão Postal e o carimbo comemorativo da inauguração da imagem.



No dia do padroeiro, 4 de Outubro, a programação de festa começou com uma missa celebrada por dom José Antônio Tosi, na Basílica de Canindé, às 6 horas. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Diário. Os festejos franciscanos se encerram, hoje, com o arreamento das bandeiras hasteadas no dia 24 de setembro, primeiro dia de comemorações. Acontece, em seguida, a tradicional procissão da bandeira de São Francisco pelas principais ruas da cidade e a entrega das oferendas feitas pelos comerciantes de Canindé. Já amanhã, os romeiros, com apoio da população, participam da limpeza da Basílica de São Francisco. A Paróquia do Município calcula que cerca de 1,5 milhão de romeiros passou pela cidade desde o início dos festejos.



Centenas de fiéis participaram da bênção da estátua de São Francisco ontem, proferida por dom José Antônio Tosi. Conforme o bispo, a imagem, construída com recursos dos governos municipal, estadual e federal, é um retrato vivo da fé dos romeiros. “É mais um símbolo de referência e experiência a ser seguida pelo povo na devoção a São Francisco”, disse o bispo.



Para frei Carlos Antônio Silva Santos, a estátua foi erguida para ser mais um espaço religioso aberto à espiritualidade. “É um novo espaço que o romeiro de São Francisco ganha na cidade de Canindé”, observa frei Carlos Antônio.(...)



Foram investidos R$ 2,2 milhões, recursos oriundos dos governos federal, estadual e municipal. No entorno da estátua estão colocados 15 holofotes com dois mil quilowatts, além de uma fonte luminosa.



A estátua de São Francisco é o maior monumento sacro do mundo, com 30,25 metros, superando a do Cristo Redentor, com 30 metros, e a do Padre Cícero, com 25 metros.



Link: http://www.flogao.com.br/arievaldocordel/27168454

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Historia de Canindé



População: 71.235 habitantes (est. 2000).
Distância de Fortaleza: 108 km. Canindé está localizada na área do sertão central do Ceará.
Canindés era o nome do povo de uma tribo que habitou a região. Os etimologistas propõem três versões para o nome: "teu seio", "tua cama" e "teu mato".

Canindé é destino da segunda maior peregrinação no mundo devotada a São(superada apenas pela peregrinação em direção a Assis, na Itália, terra natal do Santo). Na semana de 26 de setembro a 4 de outubro (dia de São Francisco), cerca de 2,5 milhões de pessoas visitam a cidade; embora haja peregrinos de todas as classes sociais, a imensa maioria é de pessoas humildes. Leia mais sobre a homenagem a São Francisco
A devoção dos fiéis é tão forte que o Vaticano elevou a Igreja de São Francisco de Canindé ao status de Basílica, reservado apenas aos principais destinos de peregrinos cristãos em todo o mundo; Canindé é considerada o maior santuário franciscano no continente americano.

A maioria dos fiéis demonstra sua fé e seus agradecimentos por meio de uma expressão típica da cultura religiosa nordestina, os ex-votos, objetos feitos geralmente em madeira, que representam o resultado positivo da promessa ou pedido atendido pelo santo.

Muitas celebrações a São Francisco acontecem no anfiteatro da Praça do Romeiro. A Praça conta ainda com museu, zoológico e parque ecológico. O visitante vai encontrar ainda artesanato baseado em artigos religiosos como terços, fitinhas, velas, medalhas e imagens.

A romaria ao Santuário de São Francisco em Canindé se destaca pelo caminho que o fiel deve percorrer. Mas em vez dos cenários do Velho Mundo, o peregrino terá diante de si a magnífica paisagem sertaneja. Ao longo do percurso, iniciado em Fortaleza, o viajante irá conhecer a fauna e a flora do semi-árido, tomar banho em açudes e riachos, e desfrutar da hospitalidade das fazendas da região.

História de Canindé

No ano de 1775, o sargento-mor português, Francisco Xavier de Medeiros, historicamente reconhecido como fundador do povoado, estabeleceu-se às margens do Rio Canindé, onde iniciou a construção da capela dedicada a São Francisco das Chagas, contando com o auxílio de habitantes locais.

O terreno onde a capela já estava sendo erguida era situado em terras não demarcadas, porém, teve posse reivindicada por três irmãos fazendeiros, tendo de ser interditada por ordem judicial. Além disso, a seca dos três sete, referente ao ano de 1777, também foi razão para a interrupção das obras até 1793.

Somente em 1796, a capela foi inaugurada, tendo como primeiro responsável o padre João José Vieira. Além disso, o Capitão Jerônimo Machado doou a imagem grande de São Francisco, que foi trazida de Portugal. Por essa época, já era venerada em Canindé a imagem primitiva, chamada "São Francisquinho", que ainda hoje é conduzida solenemente na tradicional procissão do dia 4 de outubro.

No início do século XIX, grandes romarias e festejos em homenagem a São Francisco já eram tradicionais, impulsionando o povoado ao desenvolvimento. A tradição narra a ocorrência de episódios no mínimo curiosos, mas vistos como forma de encanto até os dias presentes. Devido à importância do culto à religião, no dia 30 de outubro de 1817, El Rei D. João VI elevou a antiga capela à categoria de igreja matriz, a qual o primeiro vigário, Padre Francisco de Paula Barros, tomou posse no ano seguinte. 


Fonte: http://www.viagemdeferias.com/fortaleza/cidade/caninde/

Alunos do 1º ano.






Eles foram a uma aula de ciências na praça da Melada com a professora: Rafaela Sinésio, no dia 8 de setembro.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

7 de Setembro em Canindé

Essas pessoas que estão batendo e da escola Paulo Sarasate.


Essas pessoas que estão segurando essa faixa e da escola CENC.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A construçao da Escola José Ivan Magalhães

Foi contruida no dia 8 de outubro de 1986 mas so veio a ser inaugurada no dia 21 de fevereiro de 1987, a escola , recebeu o nome do atual prefeito na época Sr. José Ivan Magalhães Monteiro , como homenagem e gratidao a quem tanto  e dedicou para realizar o grando sonho da comunidade.Por estar localizado no Conjunto Habitacional . possibilita o acesso para os que moram nas Campinas, na Bela Vista, no Largorebe, Juá, Ocara e Monte Orebe.

História da Escola José Ivan Magalhães

A escola surgiu porque a comunidade percebendo a necessidade de uma escola  solicitou a COHAB-CE um terreno para a construção da mesma. As autoridades percebendo que era nessesario por abranger clientelas dos bairros vizinhos,construiram uma Unidade Escolar.